• ARRANQUE DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE CEREAIS

    Iniciámos no passado dia 01 de agosto, uma nova operação de transporte para o nosso cliente Tramesa.

    Trata-se do transporte de cereal a granel, entre o Porto de Aveiro e a localidade espanhola de Babilafuente em Salamanca, com a realização de comboios diários de segunda a sexta-feira.

    O cereal chega a Aveiro por navio e tem como destino final uma moderna unidade fabril de produção de Bioetanol, que consome anualmente cerca de 585 mil toneladas de cereais.

    A tração está a cargo de uma locomotiva Euro 4000, sendo a composição tipo constituída por 17 vagões tremonha que permitem transportar 918 toneladas líquidas por comboio.

  • AUDITORIA INTERNA AO SGQAS DA TAKARGO

    De forma a verificar a efetiva implementação e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança da Takargo (SGQAS), e com vista a identificar oportunidades de melhoria nas várias áreas de gestão, realizou-se no período de 23 a 25 de agosto a auditoria interna anual.

    Esta abrangeu todas as áreas do Sistema de Gestão e todos os requisitos das Normas de referência (Qualidade: NP EN ISO 9001; Ambiente: NP EN 14001; Segurança: OHSAS 18001), tendo a equipa auditora concluído que o SGQAS da Takargo, na sua generalidade, está em conformidade com os requisitos das Normas e encontram-se implementados os mecanismos para a sua adequada utilização e controlo.

    Contudo, surgiram pontos de melhoria, registados em 9 constatações, 5 não conformidades e 4 observações.

    As auditorias internas ajudam-nos e preparam-nos para as auditorias externas, realizadas por entidades acreditadas pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação), e que resultam do processo de renovação das certificações da empresa.

  • LUSOSIDER

    No final do ano de 2016 fechámos o acordo com a Tramesa para realizar comboios entre o Porto de Setúbal e o Seixal, mais concretamente entre a Tersado e a Lusosider.

    Trata-se de um serviço de transporte de bobinas de aço, cujo cliente final é a Lusosider, com uma frequência de 5 comboios por dia, de segunda a sexta-feira. A tracção é garantida regularmente por uma locomotiva 1400, sendo a composição tipo formada por 7 vagões de 60’, com 3 Flats cada um, permitindo transportar um máximo de 322 toneladas líquidas.

    O primeiro comboio realizou-se conforme planeado no dia 02 de janeiro, e desde então têm sido realizados comboios regulares. Numa primeira fase a frequência era de 4 comboios, passando logo de seguida a 5 comboios diários, fruto de uma optimização dos canais horários.

    Até ao dia 15 de Março transportaram-se cerca de 55.000 toneladas, estando previsto um volume anual de 250.000 toneladas.

  • RENOVAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DO SGQAS DA TAKARGO

    Nos passados dias 17, 18 e 19 de Janeiro o Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança (SGQAS) (NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012; OHSAS 18001:2007) da Takargo foi auditado pela SGS, no âmbito do Transporte Ferroviário de Mercadorias, Multimodal e Intermodal, na Rede Ferroviária Nacional, que inclui o “transporte de mercadorias perigosas”.

    Da auditoria resultou a confirmação por parte da equipa auditora que o SGQAS da Takargo está, globalmente, concebido, implementado e mantido de acordo com os requisitos das Normas de referência; e demonstra aptidão para, de uma forma consistente, cumprir os requisitos aplicáveis, e atingir os objetivos e realizar as políticas da Organização.

    De acordo com o relatório resultante da auditoria, a Takargo efetuou o tratamento dos pedidos de ação corretiva identificados pela equipa auditora, tendo os mesmos sido aceites, resultando na renovação, no presente ano, da certificação do SGQAS da Takargo.

    O sucesso da auditoria deve-se ao empenho de todos os colaboradores da Takargo na melhoria do SGQAS, resultando no alcance dos objetivos delineados na empresa. Na próxima auditoria da SGS a Takargo irá fazer a transição para a versão de 2015 da ISO 9001 e ISO 14001.

  • COMBOIO DE TRANSPORTE DE AUTOMÓVEIS - PECOVASA

    No dia 22 de fevereiro a Takargo iniciou, no âmbito da Ibercargo, um serviço de transporte de veículos automóveis com origem em Venta de Baños e destino a Vale da Rosa, em Setúbal.

    A tração é garantida pela Comsa em Espanha, sendo os vagões porta-automóveis propriedade da Pecovasa Renfe Mercancias. A composição será normalmente formada por 17 vagões, tracionada por uma locomotiva Euro 4000, podendo transportar cerca de 205 automóveis ligeiros.

    O facto de o comboio ter um comprimento total de 550 metros, que é superior ao máximo estabelecido no itinerário em causa, mas que só desta forma se garantia a viabilidade do negócio, levou a que a Infraestruturas de Portugal analisasse e apresentasse uma solução de compromisso, atribuindo canais horários com caráter excecional.

    Do ponto de vista operacional, este primeiro comboio foi um êxito, tendo corrido conforme programado. Nesta primeira fase o serviço terá uma frequência semanal.

  • ALB – VALEDETORRES

    A ALB tem vindo a utilizar desde o início de Outubro o terminal Valedetorres, perto de Mérida, em alternativa ao terminal de Badajoz nas operações de carga e descarga de contentores.

    Esta mudança beneficia da autonomia que a ALB tem neste espaço, já que é a única entidade nele a operar com meios e gestão próprios.

    Presentemente a Takargo realiza dois comboios a Valedetorres por semana, estando previsto passar a três a curto prazo.

  • IBERCARGO ADQUIRE DUAS EURO 4000

    A Ibercargo vai adquirir mais duas locomotivas interoperáveis EURO 4000 em regime de contrato operacional. O contrato foi realizado com a Alpha Trains, tem validade de cinco anos, representando um investimento global de 8 milhões de euros.

    As duas locomotivas estão a ser produzidas em Valência, na Vossloh Espanha, estando prevista a sua entrega e entrada em operação em Maio/Junho de 2017.

    Estas aquisições reforçam a capacidade da oferta de soluções de transporte ferroviário da Ibercargo, numa altura em que o mercado ferroviário ibérico conhece algum dinamismo.

  • RECRUTAMENTO DE MAQUINISTAS

    No âmbito da nossa estratégia de crescimento estamos a reforçar a nossa equipa recrutando

    MAQUINISTAS

    Requisitos

    - Carta de Maquinista Certificada pelo IMT

    Oferece-se

    - Integração imediata nos quadros da empresa;

    - Pacote remuneratório competitivo;

    - Formação contínua e oportunidades de progressão na carreira;

    - Custos de logística e deslocações suportadas pela empresa;

    RH@takargo.PT

    219 939 400

  • TAKARGO PRESENTE NA 10ª REUNIÃO DO CORREDOR ATLÂNTICO

    Realizou-se no passado dia 16 de março de 2016 no Palácio de Coimbra, em Lisboa, a 10ª Reunião do Corredor Atlântico. O evento contou com a participação de diversos operadores ferroviários europeus, de operadores logísticos e dos gestores das infraestruturas ferroviárias de Portugal, Espanha, França e Alemanha.

    Da ordem de trabalhos constaram apresentações sobre a oferta de canais pré-estabelecidos para 2017, sobre os indicadores de desempenho relativos a 2015 e sobre as ferramentas informáticas disponíveis para os clientes do Corredor Atlântico. Foram ainda feitas apresentações sobre o impacto do desenvolvimento dos portos no Corredor Atlântico e sobre as perspetivas de evolução do tráfego internacional ferroviário na Península Ibérica.

  • TRANSPORTE INTERMODAL DE JET FUEL

    A Galp adjudicou à Takargo no final do ano passado, e por um período de três anos, o transporte de Jet Fuel da refinaria de Sines para o aeroporto de Faro. Este projecto tinha vindo a ser desenvolvido pela nossa equipa há alguns meses e que agora vê o resultado do seu trabalho e empenho.

    Trata-se de uma operação intermodal, cujo transporte será realizado por via ferroviária de Sines até ao terminal de Loulé e a partir daí por via rodoviária até ao destino final, utilizando o pórtico de contentores do terminal.

    As quantidades previstas a transportar são de 150.000 m3/ano, equivalente a 120.000 ton/ano, cerca de 180 comboios formados por vagões de 60’ e cisternas com a capacidade de 31.000 litros.

  • TRANSPORTE DE 1.061.000 DE TONELADAS LÍQUIDAS EM 2015

    Pela primeira vez ao longo de um ano de operação, alcançamos a marca de um milhão de toneladas líquidas transportadas.

    Este facto resulta da aposta dos nossos clientes na qualidade do nosso serviço e traduz a sua confiança na fiabilidade das soluções de transporte por nós apresentadas, fruto do nosso esforço e empenho colectivo.

    Por este motivo o ano de 2015 foi o melhor ano de sempre, na breve história da Takargo, encorajando-nos a incrementar futuramente esta marca e a manter o estatuto de operador Ibérico de referência, com sustentabilidade económica e financeira.

  • PARTICIPAÇÂO NAS 24 HORAS DE LOGÍSTICA

    Foi no passado dia 27 e 28 de Junho, nas instalações da Sonae, na Maia, que decorreu a 10ª edição das 24h de Logística.

    Pelo 3º ano consecutivo, a Takargo, juntamente com outros elementos do grupo Tertir, participou neste evento formativo de carácter experiencial, que decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes, colocando à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.

    Desta participação salienta-se a união do grupo, sentido de entreajuda e a boa disposição em si, que nunca esmoreceu nem mesmo quando o sono e a redução de lucidez teimavam em "atacar".

    Junto de empresas de referência na área da logística, esperamos ter representado a Mota-Engil com a dignidade e empenho que esta merece.

  • REUNIÃO EM MÉRIDA - ADIF/IP/CRT/TAK

    Realizou-se no passado dia 25 de Junho em Mérida, uma reunião com os representantes do Departamento de Gestão da Capacidade e Horários da Adif, dos seus congéneres portugueses da Infra estruturas de Portugal, de elementos da Comsa e da Takargo.

    Foram analisados e debatidos na reunião assuntos relacionados com as operações actuais e expectativas de futuro, factores críticos da infra-estrutura e optimizações operacionais, entre outros.

    O encontro decorreu de forma excelente e profícua, num ambiente pleno de informalidade e cordialidade, e foi fundamental para aprofundar a relação pessoal e profissional entre a família ferroviária Ibérica presente.

  • Actualização Regulamentar

    Iniciou-se na última semana de Janeiro na Logistel uma actualização Regulamentar para Maquinistas  e operadores de apoio, que irá decorrer previsivelmente até Maio. Estas formações são indispensáveis ao exercício da função de maquinista e de operador de Apoio, actualizando e aperfeiçoando alguns dos aspectos fundamentais das Normas e Procedimentos da Segurança de Circulação.

  • Deservagem Química Campanha Primavera/Verão de 2015

    Tiveram início, no passado dia 12 de Maio, os trabalhos de Deservagem Química da Rede Ferroviária Nacional no âmbito da Campanha Primavera/Verão de 2015.

    Esta campanha terminará a 06 de Julho e a participação da Takargo ocorre ao nível da condução da Dresina, utilizada para o efeito, em resultado do curso de formação realizado o ano passado por seis dos nossos colegas maquinistas.

    Segundo opinião dos responsáveis pela operação, os trabalhos estão a decorrer de acordo com o planeado, antevendo-se mais uma campanha de sucesso.

  • Auditoria de Acompanhamento ERM

    No âmbito da certificação ERM (Entidade Responsável de Manutenção) realizou-se no passado dia 9 de Abril a 2ª Auditoria de Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Manutenção de Vagões da Takargo.

    Foram revistos os processos de manutenção dos vagões, nomeadamente a alteração ao plano de manutenção, as intervenções RS em curso e o fecho das não conformidades levantadas na auditoria de Outubro passado.

  • CEF (CONNECTING EUROPE FACILITY)

    A Takargo em conjunto com a Comsa Rail e a Ibercargo, apresentou no passado mês de Março duas propostas ao programa CEF - programa de apoio da União Europeia que veio substituir o programa Marco Polo. O subsídio em causa tem como objectivo permitir o desenvolvimento de dois novos negócios - transporte de rolaria com origem na Andaluzia e transporte de pasta de papel com origem na Figueira da Foz - com custos de arranque muito significativos.

    Espera-se que a decisão relativa às propostas subvencionadas seja conhecida no 3º Trimestre de 2015. Esta subvenção, caso seja aprovada, pode ser uma ajuda importante na nossa estratégia de crescimento.

  • 1º Comboio de Siderúrgicos com origem no Porto de Setúbal

    No passado dia 7 de Fevereiro, realizamos para o nosso cliente Tramesa o primeiro comboio de transporte de bobinas de aço, entre o Terminal Portuário Tersado (Porto de Setúbal) e o Terminal de S. Martinho do Campo (SPC Valongo).

    Este novo negócio foi objecto de elevado interesse por parte da Tramesa e a manter-se este fluxo de bobinas, poderá vir a constituir um suplemento à sua já extensa operação de transporte de siderúrgicos na Península Ibérica, com múltiplas vantagens para a Takargo e Ibercargo.

  • Sistema Localização de Viaturas

    Está em fase de testes e implementação, a localização das viaturas de serviço da Takargo por georreferenciação. Esta solução tem a vantagem de obrigar à identificação prévia do condutor no início de cada viajem.

    Com esta ferramenta, a Takargo tem a leitura em tempo real, da localização das viaturas, e da quilometragem realizada, prescindindo assim do registo por parte dos utilizadores das viaturas no Portal onme.

  • Gestão avarias Portal ON-ME

    Na persecução de ter um registo actualizado e permanente das avarias do material circulante, a Takargo, em colaboração com o portal ON-ME criou uma ferramenta na qual estes objectivos são claramente atingidos.

    A ferramenta teve junto das tripulações um acolhimento acima das espectativas evidenciado pelo seu uso. Desde a sua implementação no passado mês de Julho, já foram registados 32 avarias relativas a Locomotivas, e 30 relativas a vagões.

    A vantagem deste registo prima pela unicidade e rastreabilidade do mesmo, evitando-se a repetição e dispersão por outros métodos até aqui usados (e-mail, sms, telefonema).

  • Deservagem Química - Fim da campanha de Outono de 2014

    Após quarenta e sete dias decorridos, de 06 de Novembro a 22 de Dezembro e um total de 3.630 quilómetros percorridos, foi dada por terminada a Campanha de Outono de 2014 da Deservagem Química da Rede Ferroviária Nacional. Segundo opinião dos responsáveis pela realização da operação os trabalhos correram bastante bem, de acordo com o planeado, considerando de enorme qualidade e competência a nossa participação.

    Do nosso ponto de vista, estamos todos de parabéns pelo empenho e dedicação apresentados, por termos alcançado todos os objectivos inicialmente propostos, nomeadamente a formação das tripulações na condução da Dresina e na valorização dos activos existentes.

  • Novo Operador em Espanha

    No passado dia 29 de Novembro, a Takargo obteve o Certificado de Segurança Parte B em Espanha. Este certificado permite operar no itinerário entre Vilar Formoso e Burgos. O processo, iniciado no ano de 2012, é mais uma conquista da Takargo.

  • Auditoria de certificação QAS

    Realizou-se na semana de 16 a 20 de Dezembro a auditoria de Certificação ao Sistema de Gestão nas vertentes da qualidade, ambiente e segurança, segundo as normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2012 e OHSAS 18001:2007, respectivamente.

    O relatório realizado pelos auditores da SGS destaca o seguinte: “O Sistema de Gestão encontra-se concebido, implementado e mantido de acordo com as normas de referência. Demonstra aptidão para de uma forma consistente, cumprir com os requisitos aplicáveis e atingir os objectivos da Organização”.

    Com a conclusão desta etapa e subsequente obtenção da Certificação, a Takargo demostra que criou e desenvolveu metodologias, que sendo assimiladas pelos vários intervenientes na organização, contribuirão para atingir a eficácia e eficiência num meio crescentemente competitivo.

  • Audiogramas de Despistagem

    Foram realizados, nos passados dias 1 e 3 de Outubro, os audiogramas para despiste de eventuais lesões auditivas. Os resultados foram positivos, não tendo sido detectadas quaisquer alterações.

    Estes exames aconteceram no seguimento dos exames médicos de rotina realizados, em que alguns colegas questionaram sobre uma possível diminuição da capacidade auditiva, apesar dos relatórios médicos não incluírem qualquer evidência.

    De forma a tornar o processo isento, os exames tiveram lugar num prestador de serviços diferente do contratado.

ARRANQUE DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE CEREAIS

AUDITORIA INTERNA AO SGQAS DA TAKARGO

LUSOSIDER

RENOVAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DO SGQAS DA TAKARGO

COMBOIO DE TRANSPORTE DE AUTOMÓVEIS - PECOVASA

ALB – VALEDETORRES

IBERCARGO ADQUIRE DUAS EURO 4000

RECRUTAMENTO DE MAQUINISTAS

TAKARGO PRESENTE NA 10ª REUNIÃO DO CORREDOR ATLÂNTICO

TRANSPORTE INTERMODAL DE JET FUEL

TRANSPORTE DE 1.061.000 DE TONELADAS LÍQUIDAS EM 2015

PARTICIPAÇÂO NAS 24 HORAS DE LOGÍSTICA

REUNIÃO EM MÉRIDA - ADIF/IP/CRT/TAK

Actualização Regulamentar

Deservagem Química Campanha Primavera/Verão de 2015

Auditoria de Acompanhamento ERM

CEF (CONNECTING EUROPE FACILITY)

1º Comboio de Siderúrgicos com origem no Porto de Setúbal

Sistema Localização de Viaturas

Gestão avarias Portal ON-ME

Deservagem Química - Fim da campanha de Outono de 2014

Novo Operador em Espanha

Auditoria de certificação QAS

Audiogramas de Despistagem