Sobre nós

A Takargo – Transporte de Mercadorias, S.A. é o primeiro operador privado português no transporte ferroviário de mercadorias. Aposta na implementação de uma cultura de excelência centrada na satisfação dos clientes, valorização dos colaboradores, cumprimento das regras de segurança e seguimento de boas práticas ambientais.

Missão

Ser líder no transporte ferroviário de mercadorias no mercado ibérico prestando serviços inovadores numa ótica integrada de transporte, garantido a fiabilidade, qualidade e segurança de todas as operações.

Visão

Operar e Dinamizar o transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica, incrementando-o pela oferta de serviços inovadores, contribuindo para uma melhoria de qualidade do serviço e do ambiente, aumentando a competitividade nacional.

Valores

Há um conjunto de valores em que acreditamos e nos quais nos apoiamos na tomada de decisões:

  • Qualidade dos serviços;
  • Relações de confiança com Clientes e Parceiros;
  • Eficiência da nossa atividade;
  • Inovação dos serviços;
  • Espírito de Equipa.

Os nossos indicadores 2021

group
Colaboradores
train2
Comboios realizados
container
Toneladas transportadas
railway
Kms percorridos em Portugal
switch
Kms na Península Ibérica

Política

Os princípios da melhoria contínua e de um desenvolvimento sustentável estão sempre presentes nas atividades promovidas pela TAKARGO, comprometendo-se deste modo a:

  • Garantir a satisfação dos clientes, procurando soluções de oferta de serviços em conformidade com os requisitos acordados, de forma a assegurar a sua confiança e fidelização.
  • Criar valor para os Acionistas indo ao encontro das suas expectativas.
  • Promover a formação dos colaboradores, garantindo as competências necessárias para assegurar o transporte adequado das mercadorias dos clientes.
  • Disponibilizar o investimento adequado para assegurar as condições de segurança dos equipamentos e locais de trabalho, de forma a reduzir a probabilidade de acidentes.
  • Proteger o meio ambiente, minimizando os impactes ambientais associados às atividades da TAKARGO, nomeadamente através da utilização eficiente dos recursos e da prevenção da poluição.
  • Identificar e sempre que possível eliminar os perigos e reduzir os riscos para a segurança e saúde do trabalho, proporcionando as condições de trabalho saudáveis e seguras adequadas de forma a prevenir os acidentes de trabalho e danos para a saúde.
  • Promover a consulta e participação dos colaboradores, dando acesso a informações claras e fornecendo mecanismos adequados à participação dos mesmos.
  • Promover uma relação de parceria com os fornecedores, no sentido de assegurar a melhoria contínua do serviço prestado.
  • Cumprir com todos os requisitos legais, regulamentares e outros que sejam aplicáveis.
  • Melhorar continuamente a eficácia do seu Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança, nomeadamente através da realização de auditorias internas e do acompanhamento dos indicadores estabelecidos.
49018442146_17b6d06603_o_small

Certificados

Certificado SGQAS NP ISO 9001:2015

A NP ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, permitindo que as organizações demonstrem a sua aptidão para, de forma consistente, fornecer serviços que satisfaçam tanto os requisitos do cliente como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis, bem como o aumento da satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema.

 

Certificado SGQAS NP ISO 14001:2015

A NP ISO 14001 especifica requisitos para um sistema de gestão ambiental proporcionando às organizações um enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas. Esta norma permite que as organizações atinjam os resultados pretendidos do seu sistema de gestão ambiental, os quais fornecem valor acrescentado para o ambiente, para a própria organização e para as partes interessado.

Certificado SGQAS NP ISO 45001:2019

A NP ISO 45001 especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho (SST), permitindo que as organizações proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, através da prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, bem como através da melhoria proactiva do desempenho da SST.

Certificado ERM

O sistema de certificação das entidades responsáveis pela manutenção de veículos ferroviários, em conformidade com a Diretiva (EU) 2016/798 e Regulamento de execução (EU) 2019/779, proporciona às entidades responsáveis pela manutenção dos veículos a gestão das atividades de manutenção e o desempenho das funções técnicas de manutenção, por meios próprios ou por meio de contratos com terceiros. A Takargo está certificada como Entidade Responsável pela Manutenção (ERM) dos seus vagões.

belgorail

Certificado de Entidade Formadora

De acordo com a regulamentação legal, é obrigatória a certificação das entidades que exercem a atividade de formação inicial, contínua e específica de maquinistas. A Takargo é uma entidade de formação certificada pelo IMT, I. P. desde Maio de 2021.

imtcor

Certificado de Segurança Ferroviária PT e ES

O sistema de gestão de segurança (SGS), em conformidade com a Diretiva 2004/49/CE relativa à segurança ferroviária, assenta numa abordagem estruturada que permite a identificação dos perigos e a gestão contínua dos riscos associados às atividades da empresa ferroviária, com vista a prevenir acidentes, garantindo que a mesma atinge os seus objetivos comerciais com segurança. A aplicação adequada de um SGS pelas empresas ferroviárias é um elemento fundamental para o êxito de todo o quadro regulamentar de segurança previsto na diretiva relativa à segurança ferroviária, pois constitui a base utilizada pelas Autoridades Nacionais de Segurança da União Europeia para a emissão de certificados de segurança.

imtcor
banner_aesf_229-960w

Licenças

Licença de Exploração de Serviços de Transporte Ferroviário

A Licença de exploração de serviços de transporte ferroviário é a autorização de acesso à atividade de prestação de serviços de transporte ferroviário adequada ao tipo de serviço a realizar, sendo a mesma emitida pelas Autoridades Nacionais de Segurança da União Europeia. As empresas que operam na rede ferroviária, para além da obrigatoriedade de possuir o licenciamento adequado, têm de ser titulares do certificado de segurança.

A Licença da Takargo emitida pelo IMT é relativa à exploração de serviços de transporte ferroviário de mercadorias.

 

Sustentabilidade

Emissões CO2

A Takargo anualmente efetua o cálculo da emissão de CO2 da atividade de transporte ferroviário de mercadorias, analisando o contributo do setor ferroviário na diminuição da emissão de CO2 comparativamente com o transporte por rodovia.

Relatório de Sustentabilidade Mota-Engil

No seu processo de desenvolvimento estratégico, assente no crescimento, internacionalização e diversificação, o Grupo Mota‑Engil agrega hoje um conjunto muito diversificado de negócios, afirmando‑se, de forma crescente, como Grupo empresarial de base portuguesa num contexto multinacional. O caráter multissetorial das atividades do Grupo Mota-Engil, no qual se insere a Takargo, e a sua presença em contextos geográficos diversos, torna a identificação dos aspetos da sustentabilidade materialmente relevantes numa tarefa de elevado grau de complexidade e exigência. A estratégia de sustentabilidade do Grupo encontra‑se organicamente suportada no seu Centro Corporativo de Estratégia de Recursos Humanos e Sustentabilidade, diretamente dependente da Comissão Executiva da Holding, a quem cabe a definição e abordagem do Grupo à vertente de Sustentabilidade, a sua promoção e a dinamização de iniciativas em articulação com a Fundação Manuel António da Mota na vertente social, e nas restantes vertentes com as áreas de negócio nas várias geografias onde o Grupo marca presença.

O Relatório de Sustentabilidade de 2019, publicado em língua portuguesa, inglesa e espanhola, encontra-se disponível em formato digital, podendo ser consultado no endereço de Internet do Grupo Mota-Engil, em http://www.mota-engil.pt.

Ética e Conduta Empresarial

Qualquer questão ou comportamento relacionado com o incumprimento por parte dos colaboradores do Grupo nas obrigações profissionais descritas nos documentos em baixo disponibilizados poderão ser denunciadas através do endereço etica@mota-engil.com como linha de denúncia para comunicação de comportamento irregular.

Código de Ética e de Conduta Empresarial

Plano para a Igualdade de Género

Procedimento de Comunicação de Irregularidades

Programa de Integridade e Compliance

Organograma

slider image

A Nossa História

A história da Takargo começa no final do ano de 2006, dando continuidade à estratégia de diversificação de negócios do Grupo Mota-Engil, tornando-se o primeiro operador ferroviário privado português de transporte de mercadorias.

4331264812_f130d2975d_o_small
4568696887_5aa5fa9b88_o_small
6343764627_8b76c72528_o_small
40766792842_35ba99639f_k_small
48273550271_fc21f4e653_o_small
48713026656_464978b456_o_small
41066173354_3506eb1ed2_o_small
9008270549_b47f3e6938_o_small
38895536861_319f98310c_ob_small
hpslide2

Cool Timeline

2006
Dezembro

Início

A Takargo torna-se o primeiro operador ferroviário privado português de Transporte de Mercadorias.
2008
Maio

Certificado

Obtenção do certificado de segurança, habilitando-nos como operador ferroviário a nível nacional.

Setembro

Início da primeira operação

2009
Janeiro

Primeiro comboio internacional

Em associação com um operador ferroviário espanhol, realizámos o primeiro comboio internacional para Zaragoza.

2012
Maio

Certificação

Conclusão do processo de definição e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança de acordo com a norma NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001 e OHSAS 18001.

Obtenção do estatuto de empresa certificada.

2019
Junho

Entidade Responsável de Manutenção

A TAKARGO é certificada, pela Belgorail, como entidade responsável de manutenção (ERM) dos seus vagões, de acordo com o Regulamento 445/2011.

2020
Fevereiro

ISO 45001

Efetuada a migração para a norma ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde Segurança Ocupacional.

2021
Maio

Entidade Formadora

A Takargo torna-se oficialmente a primeira entidade formadora de maquinistas, de cursos de formação inicial, contínua, e de formação específica para averbamento dos certificados complementares, de acordo com a portaria n.º 213/2020, de 7 de setembro, e das regras da Lei 16/2020, certificada pelo IMT.

2022
Março

Intenção de aquisição da Takargo pelo grupo SNCF

O grupo SNCF anuncia em março de 2022 o projeto de aquisição da Takargo confirmando a sua vontade de continuar a promover o transporte ferroviário de mercadorias na Europa e de acelerar a transferência modal.